top of page

PORTOS BRASILEIROS BATEM RECORDE SEMESTRAL E DESENHAM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO

  • gabrielaluisaconti
  • 15 de ago.
  • 3 min de leitura

No primeiro semestre de 2025, os portos brasileiros registraram o melhor desempenho de sua série histórica com 653,7 milhões de toneladas movimentadas, crescimento de 1% frente ao mesmo período de 2024, segundo levantamento da Antaq. O porto de Santos manteve a liderança em movimentação pública (67,9 milhões de toneladas), enquanto o destaque foi a impressionante recuperação do Porto de Itajaí (SC), com alta de 1.494,58%, passando a operar 1,7 milhão de toneladas após meses paralisado no fim de 2022.


imagem ilustrativa
imagem ilustrativa

O Modal Consult vê o quadro como resultado de múltiplos fatores: expansão comercial do país, recuperação de terminais e investimentos públicos e privados em infraestrutura. O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, atribuiu o recorde à combinação entre crescimento do comércio exterior e políticas federais de investimento, citando o pacote de R$ 844 milhões anunciado para Itajaí até 2030, que inclui dragagem, readequação do molhe de Navegantes e construção de píer para cruzeiros.


A recuperação de Itajaí é um exemplo prático da importância de diagnóstico técnico e gestão especializada para reativação portuária. Na avaliação da Modal Consult, consultoria com atuação consolidada no mercado de infraestrutura portuária, a retomada decorre tanto de intervenções estruturais quanto de decisões de governança que restabelecem a escala operacional dos terminais.


Segundo a Modal Consult, soluções integradas que vão desde Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) até assessoria regulatória e gestão de contratos, são fundamentais para transformar investimentos anunciados em resultados efetivos de operação e atração de cargas.


O semestre também foi recorde para segmentos específicos de contêineres que somaram 78,1 milhões de toneladas e granéis sólidos 387,1 milhões de toneladas, reflexo da diversificação da pauta de cargas e do crescimento contínuo da conteinerização. A movimentação de longo curso (importação e exportação), responsável por 95% do comércio exterior brasileiro, cresceu 2%. Entre as cargas que mais pesaram no balanço estão minério de ferro (190,5 milhões de toneladas), óleo bruto de petróleo (104,1 milhões) e soja (93 milhões), com variações positivas ano a ano.


Para além dos números, há um conjunto de decisões estratégicas em curso que tende a acelerar a capacidade dos portos. O Ministério dos Portos e Aeroportos prepara o leilão do Tecon Santos 10, que, na avaliação de analistas e de consultores especializados como os da Modal Consult, pode ampliar em cerca de 50% a capacidade de conteinerização do porto de Santos, alterando significativamente os fluxos logísticos da costa sudeste. A criação da Autoridade Portuária do Porto de Itajaí, com autonomia administrativa na sua integralidade, também pode ser vista como medida de governança que favorece agilidade na tomada de decisões e atração de investimentos.


Mesmo com o cenário positivo, a Modal Consult enfatiza que a sustentabilidade do crescimento depende de obras estruturantes (dragagem, acesso terrestre, pátios e conectividade ferroviária) e de planejamento regulatório que reduza incertezas contratuais.

A Modal Consult destaca ainda que estudos de viabilidade robustos e gestão proativa de contratos são instrumentos-chave para minimizar riscos de investimento e garantir retorno social e econômico das obras. Para terminais que saem de situações de subutilização, como Itajaí, a combinação entre intervenção física e ajustes de governança é imprescindível para consolidar volumes e atrair operadores privados.


Modal Consult


Com atuação focada em infraestrutura de transporte e logística, a Modal Consult tem desenvolvido estudos e assessorias que combinam análise técnica, jurídica e econômica para projetos portuários, terminais privados (TUP) e processos de desestatização. Sua experiência em EVTEA, gestão de contratos e apoio em questões regulatórias confere à consultoria capacidade de apoiar autoridades portuárias, operadores e investidores na transformação de projetos em operações eficientes e rentáveis. Para agentes que buscam reduzir riscos e acelerar resultados, a Modal Consult aparece como parceira técnica capaz de articular diagnóstico, projeto e implementação.


Se sua empresa ou órgão precisa transformar oportunidades no setor portuário em resultados mensuráveis, desde estudos de viabilidade até modelagem regulatória, gestão contratual e suporte em processos de concessão — a experiência prática e multidisciplinar da Modal Consult faz a diferença. Para projetos que exigem know‑how setorial e articulação entre investidor, regulador e operador, contar com equipe experiente é decisivo para captar benefícios do atual ciclo de crescimento dos portos brasileiros.


Modal Consult. Transformando complexidade em vantagem competitiva.


PORTOS BRASILEIROS BATEM RECORDE SEMESTRAL E DESENHAM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO

 
 
 

Comentários


Logo Modal Consult Negativo

Somos uma empresa nacional de consultoria estratégica, assessoria técnica e regulatória e de projetos econômicos com foco nos segmentos ferroviário, portuário, aquaviário e de transporte marítimo.

MODAL CONSULT | Todos os direitos reservados. 2021

11 2787.6318

  • Instagram
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page