PORTO DO ITAQUI LIDERA CRESCIMENTO NO ARCO NORTE E IMPULSIONA O PIB DO MARANHÃO
- gabrielaluisaconti
- 8 de ago.
- 2 min de leitura
Porto do Itaqui consolidou sua posição como o principal terminal marítimo do Arco Norte brasileiro, registrando o maior volume de exportações de soja em grão no primeiro semestre de 2025. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram movimentadas 8,8 milhões de toneladas, o que representa uma fatia significativa dos 38,5% das exportações nacionais de soja realizadas pelos portos da região.
Além de Itaqui, destacam-se Barcarena (PA), com 7,1 milhões de toneladas; Itacoatiara (AM), com 4,6 milhões; Santarém (PA), com 2,9 milhões; e Salvador (BA), com 2,3 milhões.

O desempenho do porto tem sido um dos principais motores do crescimento econômico do Maranhão. No primeiro trimestre de 2025, o Produto Interno Bruto (PIB) do estado cresceu 1,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando as médias da região Nordeste e do Brasil.
Segundo o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), os setores da construção civil, serviços e agronegócio foram os principais impulsores pela expansão econômica do Estado.
Eficiência logística do Maranhão
A Modal Consult, consultoria especializada em logística e infraestrutura, destaca que o sucesso do Itaqui está diretamente ligado à sua capacidade de integração modal. A expansão da malha ferroviária e os investimentos em armazenagem e escoamento têm sido decisivos para garantir eficiência operacional e competitividade internacional.
Segundo a consultoria, o porto se beneficia de sua localização estratégica e a conectividade entre ferrovia e porto é um diferencial logístico que reduz custos e aumenta a previsibilidade das operações.
Em 2025, o Porto do Itaqui alcançou o melhor primeiro semestre de sua história, com 17,2 milhões de toneladas de cargas movimentadas, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. Os granéis sólidos, liderados pela soja, representaram cerca de 70% do total.
(Fonte: Porto do Itaqui).
PORTO DO ITAQUI LIDERA CRESCIMENTO NO ARCO NORTE E IMPULSIONA O PIB DO MARANHÃO







Comentários