top of page

PORTO DO ITAQUI EXECUTA DUAS OPERAÇÕES SHIP TO SHIP SIMULTÂNEAS E AMPLIA CAPACIDADE LOGÍSTICA

  • gabrielaluisaconti
  • 8 de jul.
  • 2 min de leitura

O Porto do Itaqui e a Transpetro atingem um novo marco operacional nesta quinta-feira (3), ao realizarem pela primeira vez duas operações do tipo Ship to Ship (STS) simultaneamente—uma no Berço 106 e outra no Berço 108. Este último, inclusive, estreia nas operações STS, consolidando um avanço significativo na infraestrutura portuária.


porto do itaqui
Porto do Itaqui

A operação STS consiste na transferência direta de carga entre dois navios fundeados, sem necessidade de atracação no cais. Isso permite que os berços permaneçam livres para outras atividades, reduzindo gargalos, tempo de espera e aumentando substancialmente a eficiência portuária.


Segundo o executivo Fernando Fialho, sócio da Modal Consult, a adoção das operações Ship to Ship em berços distintos é um ganho logístico robusto. “Essas operações otimizam o uso da infraestrutura portuária, aumentam a capacidade de movimentação sem a necessidade de expansão física imediata e ainda reduzem custos operacionais. No contexto do Porto do Itaqui, esse modelo reforça sua competitividade como elo essencial da matriz energética brasileira, sobretudo no abastecimento das regiões Norte e Nordeste do país.”


Destaques da operação:


Berço 108: Estreia da STS com a movimentação de 6 mil m³ de querosene de aviação (QAV), transferido do navio Maersk Callao para o Horizon Theano, com destino ao Pará. Os testes operacionais neste berço começaram em fevereiro de 2025.


Berço 106: Transferência de 40 mil m³ de diesel S10, trazido dos Estados Unidos pelo Hafnia Neso, repassado ao Honesty, também rumo ao Pará.


Essa nova etapa operacional consolida o Porto do Itaqui como um dos principais hubs nacionais de combustíveis. Até junho de 2025, já foram realizadas 40 operações STS no terminal, movimentando mais de 1 milhão de metros cúbicos de derivados como diesel, gasolina, QAV, GLP e MGO.


De acordo com os da Antaq, em 2024 o porto do Itaqui movimentou 8 milhões de toneladas de granéis líquidos, das quais 3,4 milhões foram de derivados de petróleo. Isso representa 28% da movimentação total de portos públicos no Brasil; 43% entre os portos públicos da região do Arco Norte e 18% da movimentação total combinada entre públicos e privados.

O Porto do recebe e distribui combustíveis de diversos países, como Rússia, Estados Unidos, Omã, Índia, Emirados Árabes, Espanha e Arábia Saudita, fortalecendo sua posição estratégica no cenário logístico brasileiro.


PORTO DO ITAQUI EXECUTA DUAS OPERAÇÕES SHIP TO SHIP SIMULTÂNEAS E AMPLIA CAPACIDADE LOGÍSTICA

 
 
 

Comentários


Logo Modal Consult Negativo

Somos uma empresa nacional de consultoria estratégica, assessoria técnica e regulatória e de projetos econômicos com foco nos segmentos ferroviário, portuário, aquaviário e de transporte marítimo.

MODAL CONSULT | Todos os direitos reservados. 2021

11 2787.6318

  • Instagram
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page