OPINIÃO MODAL CONSULT: PORTO DE SANTOS - UMA DECISÃO DE ESTADO À ALTURA DO BRASIL QUE QUER AVANÇAR, POR FERNANDO FIALHO SÓCIO-FUNDADOR MODAL CONSULT
- gabrielaluisaconti
- 18 de jul.
- 3 min de leitura
A recente autorização para a licitação da concessão do canal de acesso ao Porto de Santos, anunciada pelo ministro Silvio Costa Filho, transcende a mera formalidade administrativa. É, em sua essência, um ato de visão estratégica e coragem política que ressoa com a urgência de um Brasil que anseia por progresso. Em uma nação onde os gargalos logísticos têm sido históricos entraves ao desenvolvimento, a decisão de confiar à iniciativa privada a dragagem e a manutenção do maior porto do país representa um marco divisor.

Os números que acompanham essa iniciativa não são apenas estatísticas. Trata-se da materialização de um futuro mais próspero. Com investimentos previstos de R$ 6,45 bilhões, o projeto ambiciona a ampliação do calado de 15 para impressionantes 17 metros. Essa medida, aparentemente singela em sua métrica, é monumental em suas implicações. Ao viabilizar a entrada de navios de maior porte, aumenta-se exponencialmente a capacidade de movimentação de cargas. Para contextualizar a magnitude, cada centímetro adicional no calado se traduz em 60 toneladas extras por navio. Esse ganho logístico é um vetor direto de competitividade, eficiência operacional e sustentabilidade ambiental ao otimizar o transporte marítimo.
Mais do que a frieza dos dados, essa concessão é um gesto de confiança no futuro do Brasil. A arquitetura da modelagem, que se inspira no comprovado sucesso do projeto do canal de Paranaguá – já aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) – e que está em via de se tornar realidade, demonstra a perspicácia do governo federal em assimilar e replicar as melhores práticas. A abertura do processo à consulta e audiência pública, por sua vez, reforça o inabalável compromisso com a transparência e a participação social, pilares fundamentais para a legitimidade e a perenidade de projetos dessa envergadura.
É imperativo que se reconheça o mérito do ministro Silvio Costa Filho e de sua equipe. A condução firme e responsável de uma agenda que por anos permaneceu postergada é digna de aplausos. A concessão do canal não se restringe à modernização da infraestrutura portuária; é um catalisador multifacetado para o desenvolvimento regional, um gerador substancial de empregos diretos e indiretos e um meio de elevar a posição do Brasil no comércio exterior. Não se pode olvidar que o Porto de Santos é a espinha dorsal de aproximadamente 25% das exportações nacionais, um dado que sublinha sua importância estratégica inquestionável.
A concessão é um gesto de confiança no futuro do Brasil. Significa mais empregos diretos e indiretos e a posição do Brasil em evidência no comércio exterior. Em um momento em que o país clama por decisões estruturantes e por uma visão de longo prazo, essa iniciativa do Porto de Santos emerge como um exemplo paradigmático. Ela demonstra, de forma inequívoca, que é não apenas possível, mas essencial, alinhar eficiência econômica, sustentabilidade ambiental e o interesse público em uma única equação. Que este marco seja apenas o prelúdio de uma série de avanços, pavimentando o caminho para um Brasil mais logístico, mais competitivo e indissociavelmente conectado com as dinâmicas do comércio global.
Fernando Fialho é engenheiro civil. Gestor com larga experiência no setor público e privado. Sócio da Modal Consult e Modal ESG.
OPINIÃO MODAL CONSULT: PORTO DE SANTOS - UMA DECISÃO DE ESTADO À ALTURA DO BRASIL QUE QUER AVANÇAR, POR FERNANDO FIALHO SÓCIO-FUNDADOR MODAL CONSULT







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