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NOVA CONEXÃO COM A TRANSNORDESTINA PREVÊ SALTO LOGÍSTICO E ECONÔMICO PARA O SERTÃO DE PERNAMBUCO

  • gabrielaluisaconti
  • 31 de jul.
  • 3 min de leitura

Em mais um passo estratégico rumo à integração da infraestrutura no Nordeste, a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, foi firmado um acordo com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para aprofundar estudos sobre o transporte ferroviário no estado. A iniciativa visa estabelecer novas conexões com a ferrovia Transnordestina e criar alternativas para movimentação de cargas e passageiros, com impacto direto sobre o Sertão e regiões metropolitanas.


O plano contempla duas frentes distintas. A primeira, voltada ao transporte de cargas, avalia a viabilidade de um ramal ferroviário entre Salgueiro e Petrolina. A segunda, investiga o potencial de retomada do transporte de passageiros entre Recife e Caruaru. Os estudos técnicos serão conduzidos pela UFPE com previsão de entrega até o primeiro semestre de 2026.


Imagem ilustrativa Transnordestina
Imagem ilustrativa Transnordestina

Durante o seminário “Conexões Transnordestina – A ferrovia que mudará Pernambuco”, realizado no Sertão pernambucano, o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a proposta está em plena sintonia com a política nacional de transportes, que prioriza o modal ferroviário como instrumento de transformação regional.


A conexão entre Petrolina e o entroncamento da Transnordestina em Salgueiro pode se tornar um dos eixos logísticos mais relevantes do Nordeste, especialmente para o escoamento da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco e produtos dos arranjos produtivos locais. A proposta também prevê conexão com os portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária regional.


A segunda frente de estudos visa restabelecer o transporte de passageiros entre Recife e Caruaru, com reavaliação do traçado ferroviário original e análise da viabilidade de um novo percurso paralelamente à BR-232, incorporando soluções tecnológicas modernas e mais eficientes.


Enquanto os estudos são iniciados, o trecho pernambucano da Transnordestina segue avançando. Representantes da Infra S.A., estatal vinculada ao Ministério dos Transportes, apresentaram atualizações sobre o ramal que conectará Salgueiro ao Porto de Suape. Com 179 quilômetros já construídos, o empreendimento deverá receber R$ 3,5 bilhões em investimentos, com conclusão prevista para 2029.


Há previsão da primeira licitação acontecer ainda neste semestre, contemplando o trecho entre Custódia e Arcoverde, com valor estimado em R$ 600 milhões financiados pelo Orçamento Geral da União.


A expectativa de impacto regional é crescente. Na semana anterior ao seminário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou obras da Transnordestina em Missão Velha (CE), reforçando o compromisso do governo com a finalização da ferrovia. Na ocasião, foram anunciados R$ 1,4 bilhão adicionais para concluir os trechos restantes. Atualmente, o avanço físico entre Eliseu Martins (PI) e o Porto do Pecém já alcança 75%.


Com investimento total estimado em quase R$ 15 bilhões, sendo R$ 8,2 bilhões já aplicados, a Transnordestina consolida-se como um dos maiores empreendimentos logísticos do país.


Apesar da reconhecida eficiência das ferrovias brasileiras, o setor ainda enfrenta entraves de financiamento. Os elevados custos de construção — cerca de R$ 20 milhões por quilômetro e o prazo longo para retorno demandam políticas públicas que estimulem investimentos de longo prazo.


Com a nova parceria entre Sudene e UFPE, a perspectiva é que Pernambuco avance na construção de um modelo logístico mais integrado, competitivo e conectado às demandas de desenvolvimento regional. O Sertão, historicamente carente de infraestrutura robusta, poderá ser reposicionado como polo estratégico no mapa da intermodalidade nacional.

(Fonte: Agência EBC e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional)



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