top of page

MPOR APOSTA EM PORTO VERDE PARA IMPULSIONAR COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NO RN

  • gabrielaluisaconti
  • 19 de ago.
  • 2 min de leitura

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em parceria com o Governo do Rio Grande do Norte, está investindo no futuro sustentável do Brasil através do ambicioso projeto Porto Indústria Verde, em Caiçara do Norte. Com um aporte de R$ 11,6 milhões, o projeto integra o Novo PAC e destina-se à realização de estudos técnicos essenciais para a implantação de um dos mais inovadores terminais portuários do país.


Crédito: Divulgação/MPOR
Crédito: Divulgação/MPOR

Previstos para serem executados até julho de 2027, os estudos abrangem uma vasta gama de análises, desde alternativas tecnológicas até impactos socioeconômicos e ambientais. O objetivo é criar um porto que seja um exemplo de modernidade e sustentabilidade, impulsionando o uso de energia eólica offshore, a produção de hidrogênio verde e operações multiuso.


Este projeto não é apenas uma infraestrutura de transporte, mas um marco na transição energética do Brasil, alinhado ao Acordo de Paris e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Rio Grande do Norte, líder em energia eólica onshore, está agora olhando para o mar, buscando aproveitar ao máximo seu potencial para energias renováveis e, assim, reforçar sua competitividade logística.


Sob a supervisão da Secretaria Nacional de Portos e em colaboração com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura do RN, os estudos visam integrar o novo porto às rodovias e ferrovias existentes, garantindo soluções técnicas e ambientais de ponta.

"O Porto Indústria Verde de Caiçara do Norte será um marco para o futuro da infraestrutura portuária brasileira e para a transição energética no país. Com esse projeto, unimos desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade", destacou o ministro Silvio Costa Filho.


O investimento no Porto Indústria Verde é parte de um esforço maior do MPor no estado, que abrange quase R$ 141 milhões. Incluídas estão iniciativas como a dragagem do Porto de Natal, instalação de defensas e dolfins, e reformas em armazéns equipados com usinas fotovoltaicas. Essas ações reforçam o compromisso do Ministério em modernizar a infraestrutura portuária do Rio Grande do Norte, promovendo desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. (Fonte: MPOR)


MPOR APOSTA EM PORTO VERDE PARA IMPULSIONAR COMPETITIVIDADE E SUSTENTABILIDADE NO RN

 
 
 

Comentários


Logo Modal Consult Negativo

Somos uma empresa nacional de consultoria estratégica, assessoria técnica e regulatória e de projetos econômicos com foco nos segmentos ferroviário, portuário, aquaviário e de transporte marítimo.

MODAL CONSULT | Todos os direitos reservados. 2021

11 2787.6318

  • Instagram
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page