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MODAL CONSULT PRESENCIA FEITO HISTÓRICO DA PORTOS DO PARANÁ

  • Foto do escritor: Luziane Santos
    Luziane Santos
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Com a conclusão dos leilões nesta quarta-feira (30), o Paraná é primeiro estado brasileiro a ter o porto com área 100% regularizada



Nesta quarta-feira (30), na B3, os leilões de áreas portuárias marcaram um momento histórico para o setor. A Portos do Paraná, empresa pública que administra os Portos de Paranaguá e Antonina, alcançou um feito inédito ao concluir os três leilões, tornou-se o primeiro porto público do Brasil a ter 100% de sua área regularizada, com todas as concessões devidamente chanceladas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).




As três áreas leiloadas - PAR14, PAR15 e PAR25 - são destinadas ao armazenamento e à movimentação de granéis sólidos vegetais (majoritariamente soja, farelo e milho). As áreas leiloadas são do tipo brownfield ,em que os terrenos já possuem estrutura adequada às atividades portuárias por serem previamente utilizados.


As empresas vencedoras foram definidas com base no maior lance de outorga oferecido, que juntas somaram R$ 855 milhões. Além deste montante, os vencedores deverão aportar cerca de R$ 2,2 bilhões ao longo de um cronograma de 35 anos dos contratos, sendo que os primeiros investimentos estão previstos para ocorrer no período inicial da concessão.

"Presenciar feitos históricos dessa magnitude reafirma a força e a credibilidade da Portos do Paraná, consolidando sua atratividade em projetos estratégicos. Sua referência internacional é incontestável. Para a Modal, que há 12 anos presta consultoria no setor portuário, o êxito dos leilões de hoje comprova que quando gestão eficiente, investimentos robustos e segurança jurídica caminham juntos, o setor portuário brasileiro prospera, beneficiando todos os agentes envolvidos e, sobretudo, a sociedade", destacou Fernando Fialho, executivo da Modal Consult.



Propostas vencedoras:


A PAR14 recebeu propostas de cinco concorrentes e teve como vencedora a BTG Pactual Commodities, com uma proposta final de outorga de R$ 225 milhões. A área possui 82,4 mil metros quadrados e deverá receber R$ 529 milhões de investimento em melhorias e ampliações do terminal existente e mais R$ 477 milhões infraestrutura pública, o que inclui melhorias na recepção rodoviária, conexão com o Moegão Ferroviária e um sistema de movimentação de granel interligado ao novo píer em T.


A área que atraiu o maior número de interessados foi a PAR15. Com 43,2 mil metros quadrados, ela foi arrematada pela Cargill Brasil Participações, que nos próximos 35 anos deverá investir R$ 293 milhões no próprio terminal, R$ 311 milhões em aportes financeiros nas áreas públicas, além da outorga vencedora, no valor de R$ 411 milhões.


A PAR25 ficou com o Consórcio ALDC. O grupo venceu outras quatro concorrentes com uma proposta de outorga final de R$ 219 milhões e administrará uma área de 43,4 mil metros quadrados. Durante a vigência do contrato, o Consórcio ALDC deverá investir R$ 233 milhões em melhorias no terminal e outros R$ 331 milhões em infraestrutura pública do porto, incluindo obras de pavimentação, sistema de transporte de cargas por correias e conexões com o Moegão Ferroviário.


(Fonte: B3; Portos do Paraná; Governo do Estado do Paraná)

 
 
 

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