MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES APRESENTA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DO PNL 2050
- gabrielaluisaconti
- há 20 horas
- 2 min de leitura
O Ministério dos Transportes apresentou a avaliação estratégica do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050), documento que consolida o diagnóstico do sistema de transportes do Brasil e orienta o planejamento estratégico para a modernização e integração dos modais.

Segundo o secretário-executivo George Santoro, o PNL 2050 resulta de atualização periódica dos planos rodoviários e ferroviários e busca integrar os diversos modais por meio de corredores logísticos coerentes com a realidade nacional. “A cada cinco anos, atualizamos e aprimoramos os planos. O PNL 2050 traz dados relevantes e uma matriz que retrata a realidade do país”, afirmou Santoro.
Construído a partir de matrizes origem–destino de cargas e passageiros, modelos de simulação da rede nacional e análises de fluxos logísticos, o plano incorporou também contribuições da sociedade. Foram realizados dez encontros técnicos nas cinco regiões, entrevistas com representantes do setor produtivo e cinco consultas públicas. Para Jorge Bastos, diretor‑presidente da Infra S.A., o objetivo é entregar “um plano de Estado” capaz de estruturar uma carteira de projetos executáveis condição essencial para transformar recursos em obras.
O PNL 2050 visa equilibrar a matriz de transportes, valorizando modais de maior capacidade e eficiência — ferrovias, hidrovias, cabotagem e portos — e estruturando corredores integrados que conectem áreas produtoras, centros de consumo e mercados internacionais, com ganhos de eficiência e redução de custos.
A carteira de projetos do PNL prevê oito leilões ferroviários, mais de 9 mil quilômetros de trilhos e expectativa de cerca de R$ 140 bilhões em investimentos diretos, com potencial para alavancar até R$ 600 bilhões ao longo do desenvolvimento dos projetos.
Consulta pública e próximos passos
A consulta pública do PNL2050 está disponível na plataforma Participa + Brasil, até 18 de janeiro de 2026, permitindo contribuições para aprimorar o diagnóstico e definir prioridades. Após o período de contribuições, serão estabelecidos cenários‑meta preliminares que orientarão a priorização de projetos e a incorporação das diretrizes ao Planejamento Integrado de Transportes (PIT).
MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES APRESENTA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DO PNL 2050



