Ministério de Portos e Aeroportos cria grupo de trabalho para definir futuro de Porto de Itajaí
- claudiaresende2
- 9 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
A pasta capitaneada pelo ministro Márcio França decidiu criar um grupo de trabalho para definir o futuro do porto. O assunto discutido em recente reunião do ministro com representantes da região sul do país.

O ativo, que é federal, hoje tem a administração delegada ao município de Itajaí/SC. A principal ideia sob análise é colocar o governo federal de novo na gestão da autoridade portuária, mas de forma compartilhada com a prefeitura da cidade catarinense.
O ministro tem dito que continuará a arrendar terminais à iniciativa privada, mas tem reiteradas vezes descartado a política de privatização das autoridades portuárias, responsáveis pela administração do porto, onde funcionam os terminais de movimentação de cargas.
“O Porto de Itajaí continuará sendo público, com gerenciamento em conjunto da Prefeitura e Governo Federal. A Prefeitura estará no comando por mais 35 anos e agora vamos encontrar uma fórmula para fazer isso e os navios voltarem a chegar até Itajaí, gerando trabalho e renda, como sempre foi”, garantiu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
O grupo de trabalho formado por representantes do município, do porto e da sociedade civil elaborará um documento para embasar o novo edital do leilão de concessão do terminal, já adaptado ao modelo de gestão proposto. A proposta deverá ser enviada em 30 dias. (Fonte: Governo Federal. Foto: divulgação/Porto de Itajaí)







Comentários