MATO GROSSO DO SUL EMERGE COMO EPICENTRO LOGÍSTICO DA AMÉRICA DO SUL COM NOVO PORTO NA ROTA BIOCEÂNICA
- gabrielaluisaconti
- há 7 dias
- 2 min de leitura
Com aporte argentino de R$ 180 milhões, Porto Murtinho se firma como o epicentro do novo eixo comercial que unirá os oceanos Atlântico e Pacífico, prometendo revolucionar a logística sul-americana.
Mato Grosso do Sul se prepara para abrigar um novo e moderno porto multifuncional na cidade de Porto Murtinho. O anúncio, formalizado (3/12) durante uma reunião entre o governador Eduardo Riedel e uma delegação da província argentina de Entre Ríos, representa um marco fundamental na consolidação da Rota Bioceânica, o ambicioso corredor que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico.

O empreendimento, que receberá um investimento de R$ 180 milhões do PTP Group um dos maiores e mais experientes operadores portuários da Hidrovia Paraguai-Paraná, teve suas licenças ambiental e de instalação oficialmente entregues. Com o início das obras previsto para o próximo ano, este será o terceiro terminal a operar no município, solidificando sua vocação como um hub logístico vital para o continente.
Segundo o governo do Estado, o terminal multifuncional operará com fertilizantes, grãos e contêineres, estabelecendo uma sinergia entre a Hidrovia do Paraguai e a Rota Bioceânica. Trata-se de um investimento alinhado com a transição logística pela qual Mato Grosso do Sul vem passando, abrindo novas fronteiras brasileiras para o comércio exterior.
A escolha do PTP Group para liderar o aporte confere ao projeto maior robustez. A empresa possui um vasto portfólio de terminais na Argentina, Paraguai e Uruguai, o que garante não apenas a expertise necessária, mas também a integração do novo porto a uma rede já consolidada. Na visão do governo, este investimento inicia uma relação estratégica entre Mato Grosso do Sul e a província de Entre Ríos, que funcionará como uma base para a entrada de produtos, equilibrando o fluxo de mercadorias que hoje é predominantemente focado na exportação de minério e grãos.
Uma ponte para a competitividade global
O novo porto é uma peça-chave em um complexo de obras de infraestrutura projetado para materializar a Rota Bioceânica. O epicentro dessa conexão é a ponte binacional que está sendo erguida sobre o Rio Paraguai, ligando Porto Murtinho à cidade paraguaia de Carmelo Peralta. Financiada pela administração paraguaia da Itaipu Binacional com um investimento de R$ 575,5 milhões, a estrutura é o elo que faltava para a integração terrestre.
Paralelamente, no lado brasileiro, as obras do acesso à ponte avançam. Um investimento federal de R$ 472 milhões está sendo aplicado na construção de uma alça de 13,1 km a partir da rodovia BR-267, além do contorno rodoviário de Porto Murtinho e de um moderno Centro Aduaneiro.
Ao encurtar a distância até os portos do Chile, no Oceano Pacífico, a Rota Bioceânica poderá reduzir o tempo de uma viagem de navio para a Ásia em até 17 dias, uma diminuição de 23% que se traduzirá em uma vantagem competitiva inestimável para o agronegócio e a indústria brasileiros. (Fonte: Governo do Estado do Mato Grosso do Sul)
MATO GROSSO DO SUL EMERGE COMO EPICENTRO LOGÍSTICO DA AMÉRICA DO SUL COM NOVO PORTO NA ROTA BIOCEÂNICA







Comentários