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GOVERNO FEDERAL ANUNCIA NOVA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO

  • gabrielaluisaconti
  • 27 de jun.
  • 2 min de leitura
rio são francisco
Rio São Francisco

O Governo Federal deu um passo significativo para a integração logística do país com o anúncio, na última sexta-feira (13), da nova Hidrovia do Rio São Francisco. Com uma extensão de 1.371 quilômetros navegáveis, que ligarão Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), o projeto promete revolucionar o transporte de cargas entre o Centro-Sul e o Nordeste, oferecendo uma alternativa mais econômica e sustentável.


A expectativa é já no primeiro ano de retomada da navegação comercial, a movimentação de cargas pelo "Velho Chico" pode atingir a marca de 5 milhões de toneladas. O plano prevê, ainda, uma importante integração com outros modais, como ferrovias e rodovias, criando um sistema de transporte multimodal eficiente.


Diversos produtos serão transportados pela nova rota, incluindo insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal, o que impulsionará setores cruciais da economia.


Etapas de implementação


Para garantir a execução desse projeto de grande porte, a iniciativa será dividida em três fases, sendo: a 1ª etapa - Cobrirá um trecho de 604 km navegáveis, conectando Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) a Ibotirama (BA), passando por Sobradinho (BA). Nesta fase inicial, as cargas seguirão por rodovias até o porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos. A 2ª etapa - Abrangerá 172 km navegáveis entre Ibotirama (BA) e as cidades baianas de Bom Jesus da Lapa (BA) e Cariacá (BA). Este trecho terá uma conexão crucial com os portos de Ilhéus e Aratu-Candeias, utilizando a malha ferroviária. A 3ª e última etapa expandirá a hidrovia em 670 km, estabelecendo a ligação entre Bom Jesus da Lapa (BA), Cariacá (BA) e Pirapora (MG), completando a extensão total do projeto.


Durante a cerimônia de lançamento realizada em Petrolina, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, enfatizou que o empreendimento é uma "pauta estratégica para o desenvolvimento do Nordeste". Ele anunciou que, em junho, será assinada a delegação à Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), marcando o início dos estudos técnicos em parceria com a Infra SA.


Dino Antunes, Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), complementou, destacando que "a nova Hidrovia do São Francisco representa mais um avanço para a logística nacional, integrando regiões e promovendo um transporte mais limpo, eficiente e competitivo".


O Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra (MG) e corta 505 municípios, passando pelo Distrito Federal, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, é vital para o desenvolvimento regional. Este projeto logístico de grande envergadura promete não apenas otimizar o escoamento de cargas, mas também impulsionar a economia e a infraestrutura de toda a região banhada pelo rio.


A nova Hidrovia do Rio São Francisco emerge como um marco na infraestrutura brasileira, prometendo um futuro de maior conectividade e prosperidade para o Centro-Sul e o Nordeste do país.


GOVERNO FEDERAL ANUNCIA NOVA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO

 
 
 

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