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EXPORTAÇÃO DE GRÃOS IMPULSIONA CRESCIMENTO DOS PORTOS DO NORTE BRASILEIRO

  • gabrielaluisaconti
  • 2 de jul.
  • 2 min de leitura

Os portos públicos de Rondônia e do Amapá demonstraram um forte desempenho em abril, impulsionados significativamente pela exportação de grãos. O Terminal Portuário de Santana (AP) registrou um crescimento de 35% na movimentação de cargas, enquanto o terminal de Porto Velho (RO) apresentou um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados no Painel Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), ressaltam a crescente relevância da Região Norte no escoamento da produção nacional.


imagem ilustraiva exportação de grãos
Imagem ilustrativa sobre exportação de grãos

No Amapá, o Terminal Portuário de Santana destacou-se pela movimentação de granéis sólidos, atingindo 382 mil toneladas, um salto de 43,06%. Em Rondônia, o terminal de Porto Velho movimentou 253 mil toneladas em abril. A soja liderou os embarques, com 237 mil toneladas, representando um salto de cerca de 10% em comparação às 216 mil toneladas de soja movimentadas em abril de 2024 (de um total de 235 mil toneladas).


Alex Ávila, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), enfatizou a importância desses resultados: "O fortalecimento dos portos do Amapá e Rondônia representa mais do que um avanço econômico regional, é um passo decisivo na consolidação de uma logística nacional mais integrada, eficiente e sustentável, alinhada aos desafios do crescimento do agronegócio brasileiro."


Mais Investimentos


Para sustentar e expandir esse crescimento, o setor portuário do Norte tem recebido investimentos estratégicos. Em fevereiro de 2025, foi formalizado o arrendamento do terminal MCP03 no Porto de Santana (AP), destinado a granéis sólidos vegetais. O contrato, resultante de leilão realizado no final de 2024 e com vigência até 2049, prevê investimentos de R$ 89 milhões. As intervenções incluem a ampliação do Píer 1, dragagem de aprofundamento e a instalação de novos silos, visando duplicar a capacidade de carga do terminal de 450 mil para 917 mil toneladas.


Expansão  da  hidrovia do Rio Madeira


Com o objetivo de otimizar o escoamento de produtos da Região Norte para outras partes do país, o Ministério de Portos e Aeroportos incluiu a hidrovia do Rio Madeira na carteira de ativos a serem concedidos à iniciativa privada. Essa via navegável, que liga Rondônia ao Amazonas em 1.075 quilômetros, é considerada estratégica para a logística nacional, com a possibilidade de expansão da sua  movimentação de 10 milhões para mais de 25 milhões de toneladas anuais.


O projeto de concessão, com leilão estimado para até o final de 2026, prevê investimentos na ordem de R$ 109 milhões em obras de infraestrutura como dragagem, derrocagem, balizamento e sinalização. Adicionalmente, R$ 40 milhões serão destinados à operação ao longo de um contrato de 12 anos, segundo o MPor. (Fonte: ANTAQ e MPor)


EXPORTAÇÃO DE GRÃOS IMPULSIONA CRESCIMENTO DOS PORTOS DO NORTE BRASILEIRO

 
 
 

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