Consulta pública sobre Plano de Mitigação de Transportes propõe avanço rumo à economia de baixo carbono
- gabrielaluisaconti
- 29 de jul.
- 2 min de leitura
Começou na segunda-feira (28) a consulta pública sobre o Plano Setorial de Mitigação de Transportes, iniciativa que traça metas e diretrizes essenciais para a transição do setor rumo à economia de baixo carbono. Com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa nos modais aéreo e aquaviário, o plano estabelece medidas com horizonte até 2050.
O documento é fruto de colaboração intensa entre o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o Ministério dos Transportes (MT), com participação técnica das Secretarias Nacionais de Aviação Civil, Portos, Hidrovias e Navegação, além da Diretoria de Sustentabilidade. Agências reguladoras também contribuíram no processo.

A coordenação é feita pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em conjunto com o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima. A iniciativa reúne 19 órgãos federais, alinhando-se à Estratégia Nacional de Mitigação e ao Plano Clima.
Entre os principais eixos do plano estão a ampliação do uso de combustíveis sustentáveis; a eletrificação de frotas e infraestrutura e o incentivo a modais menos poluentes, como ferrovias, hidrovias e a cabotagem.
Para a Modal Consult, essa consulta pública representa um momento estratégico para que a sociedade contribua ativamente na definição de políticas ambientais com impacto direto na logística nacional. Afinal, a descarbonização do setor de transportes é um passo vital na construção de uma economia resiliente e verde.
Já a Modal ESG reforça que a participação popular nessa discussão é essencial. Segundo a consultoria, o plano toca em aspectos fundamentais como justiça climática, mobilidade sustentável e inovação tecnológica, e seu sucesso depende da articulação entre governo, setor produtivo e sociedade civil.
A consulta pública está aberta até o dia 18 de agosto e pode ser acessada por meio da plataforma Brasil Participativo.
(Fonte: MPOR)
Consulta pública sobre Plano de Mitigação de Transportes propõe avanço rumo à economia de baixo carbono







Comentários