CANAL DE ACESSO DE PARANAGUÁ É HOMOLOGADO E INICIA NOVA ERA PARA A LOGÍSTICA PORTUÁRIA BRASILEIRA
- gabrielaluisaconti
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Ministério de Portos e Aeroportos homologa concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá. Investimento de R$ 1,22 bi ampliará calado e competitividade.
O Ministério de Portos e Aeroportos homologou, (4/12), o resultado do Leilão nº 05/2025‑ANTaq, que outorgou a concessão do Canal de Acesso Aquaviário ao Porto de Paranaguá. O ato confirma o Consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD) liderado pela FTS Participações Societárias S.A. e integrado, segundo atos públicos, por empresas especializadas em dragagem, como responsável pela execução do projeto, encerrando a fase licitatória conduzida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Trata‑se de um marco estratégico para a modernização de um dos corredores logísticos mais relevantes do país. O projeto prevê aprofundamento e alargamento do canal principal, bem como a manutenção contínua de sua profundidade de acesso, medidas que permitirão a entrada de embarcações de maior porte, aumentarão a previsibilidade das operações e elevarão a capacidade operacional e a eficiência do Porto de Paranaguá no comércio exterior.

A decisão ministerial levou em conta a proposta técnica e econômica apresentada pelo consórcio vencedor, a habilitação emitida pela Comissão Permanente de Licitação de Concessões e Arrendamentos Portuários, o encerramento dos procedimentos na Antaq e os elementos constantes nos Processos nº 50300.008753/2023‑51 e nº 50840.101005/2021‑78.
O empreendimento envolverá investimento estimado em R$ 1,22 bilhão. As intervenções previstas; dragagem, readequação das margens e obras correlatas têm como objetivo assegurar um canal mais seguro e previsível, capaz de acomodar navios de maior calado, reduzir custos logísticos e fortalecer a competitividade do agronegócio, do setor de cargas gerais e de outros segmentos exportadores que utilizam Paranaguá como porta de saída.
Com a homologação, o consórcio vencedor seguirá para a assinatura do contrato de concessão, segundo os trâmites legais. Após a formalização do contrato, serão iniciadas as obras e serviços previstos no plano de investimentos, em consonância com as exigências ambientais e as normas de segurança da navegação. (Fonte: Portos do Paraná)
CANAL DE ACESSO DE PARANAGUÁ É HOMOLOGADO E INICIA NOVA ERA PARA A LOGÍSTICA PORTUÁRIA BRASILEIRA







Comentários