ANTAQ APRESENTA NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A CONCESSÃO DA HIDROVIA DO RIO PARAGUAI PARA A AMÉRICA LATINA
- gabrielaluisaconti
- 13 de jun.
- 2 min de leitura

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou, na última terça-feira (10/06), uma apresentação a respeito da concessão da Hidrovia do Rio Paraguai, em parceria com a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). Este encontro reafirma o compromisso da Agência em manter um diálogo aberto com todas as partes interessadas na licitação, incluindo entidades internacionais.
A licitação visa assegurar maior segurança e confiabilidade na navegação, além de promover um aumento significativo na movimentação da via.
O Rio Paraguai é um importante rio que banha não apenas o Brasil, mas também o Uruguai, o Paraguai, a Bolívia e a Argentina. A hidrovia representa um corredor logístico regional de vasta relevância para os municípios que a circundam, tanto no que diz respeito ao escoamento da produção quanto ao fomento do crescimento econômico brasileiro.
Estiveram presentes na reunião representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Planejamento e Orçamento; o secretário de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, Dino Antunes; e membros da ALADI.
A Concessão
A Hidrovia do Rio Paraguai abrange o trecho entre Corumbá (MS) e a Foz do Rio Apa, situada no município de Porto Murtinho (MS), incluindo o leito do Canal do Tamengo, no município de Corumbá. A extensão total do projeto é de 600 km.
Nos primeiros cinco anos da concessão, serão realizados serviços de dragagem, balizamento e sinalização adequados, além da construção de um galpão industrial, aquisição de draga, monitoramento hidrológico e levantamentos hidrográficos, melhorias em travessias e pontos de desmembramento de comboio, e a implementação de sistemas de gestão do tráfego hidroviário, que incluem o Vessel Traffic Service (VTS) e o River Information Service (RIS), além de serviços de inteligência fluvial. Após esse período inicial, serão realizadas dragagens de manutenção na via.
Essas melhorias visam garantir a segurança e a confiabilidade da navegação. O investimento direto previsto para esses primeiros anos é de R$ 63,8 milhões. O prazo contratual da concessão é de 15 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período. (Fonte: ANTAQ)
ANTAQ APRESENTA NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A CONCESSÃO DA HIDROVIA DO RIO PARAGUAI PARA A AMÉRICA LATINA







Comentários