PORTOS DO SUL DO BRASIL REGISTRAM CRESCIMENTO RECORDE
- gabrielaluisaconti
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Aumento expressivo na movimentação de cargas e leilão histórico no Porto de Paranaguá impulsionam competitividade e eficiência nos portos da região Sul.
Os portos públicos da região Sul do Brasil, englobando Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apresentaram um avanço significativo na movimentação de cargas nos primeiros oito meses de 2025. Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o volume total de 85,3 milhões de toneladas representa um aumento de 7,9% em relação ao mesmo período de 2024. O destaque foi o Porto de Paranaguá, que sozinho movimentou 43,9 milhões de toneladas.

A movimentação de contêineres e carga geral foram os principais impulsionadores do crescimento, com aumentos de 21,14% e 15,46%, respectivamente. Esses números refletem a capacidade dos portos de atender a demandas diversas e complexas, aumentando a eficiência logística.
Além disso, a região Sul fortaleceu sua vocação para o comércio exterior, com um aumento de 7,19% na navegação de longo curso. Este crescimento foi acompanhado por um incremento nas exportações, lideradas por soja e milho, e nas importações, incluindo fertilizantes.
A Modal Consult entende que tais resultados dos portos públicos do Sul do Brasil representam um marco importante para a competitividade do setor portuário brasileiro. Esses números são indicativos de que os investimentos em infraestrutura e gestão eficiente estão gerando retornos tangíveis. A liderança do Porto de Paranaguá, em particular, destaca a importância estratégica de investir em modernização e expansão das capacidades portuárias. O leilão de concessão do canal de acesso, com um investimento significativo de R$ 1,2 bilhão, foi um passo crucial para garantir a aumento do calado e permitir a atracação de navios de maior porte. Isso posiciona o porto como um hub logístico mais competitivo na América do Sul. “Os crescentes resultados ressaltam a importância de continuar investindo em infraestrutura portuária, inovação tecnológica e gestão integrada para sustentar o desenvolvimento e a competitividade do setor portuário no Brasil”, ressalta Fernando Fialho, sócio fundador da Modal Consult e da Modal ESG. (Fonte: MPor, ANTAQ)
PORTOS DO SUL DO BRASIL REGISTRAM CRESCIMENTO RECORDE







Comentários