PORTOS BRASILEIROS AVANÇAM NA DESCARBONIZAÇÃO COM INCENTIVOS A NAVIOS DE BAIXA EMISSÃO
- gabrielaluisaconti
- 13 de out.
- 2 min de leitura
Para alinhar o Brasil às metas globais de sustentabilidade e manter sua competitividade no comércio internacional, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou o Eixo 3 do "Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e Aplicações do Hidrogênio nos Portos". O estudo, realizado em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), envolve cinco portos: Itaqui (MA), Pecém (CE), Paranaguá (PR), Santos (SP) e Açu (RJ). Estas instalações foram selecionadas devido aos seus elevados índices de desempenho ambiental e iniciativas em andamento na transição energética.

Os portos participantes estão adotando práticas inovadoras para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), incluindo a instalação de painéis solares e a substituição de equipamentos a combustão por opções elétricas. Além disso, oferecem incentivos diretos a navios com menor pegada de carbono, como descontos tarifários e prioridade de atracação, promovendo um alinhamento com as metas climáticas globais.
O diretor da ANTAQ, Caio Farias, destacou a importância da descarbonização portuária não apenas para cumprir compromissos internacionais, mas também para garantir a liderança brasileira em infraestrutura sustentável. A criação de um Plano Nacional de Hidrogênio Verde é recomendada como um passo vital, juntamente com incentivos fiscais para acelerar a adoção de combustíveis limpos.
O estudo enfatiza a importância de parcerias público-privadas para o desenvolvimento de infraestrutura e corredores verdes de exportação. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento são vistos como cruciais para reduzir custos e ampliar a competitividade das tecnologias sustentáveis. O Porto do Açu se destaca pelo inventário abrangente de emissões que abrange ainda atividades como dragagem e transporte logístico.
Diante deste cenário, um guia de boas práticas e recomendações foi apresentado para consolidar experiências e diretrizes no setor portuário brasileiro. Este documento visa disseminar práticas eficazes para a descarbonização, reforçando o compromisso do Brasil com um futuro sustentável e competitivo. (Fonte: Antaq)
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