PORTO DE ITAJAÍ GANHARÁ AUTONOMIA E CAPACIDADE DE INVESTIMENTO COM CRIAÇÃO DA COMPANHIA DOCAS DE ITAJAÍ
- gabrielaluisaconti
- 27 de ago.
- 1 min de leitura
O secretário nacional de Portos, Alex Ávila, do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR) confirmou a conclusão, ainda neste mês de agosto, conforme previsto na Portaria nº 375/2025, do projeto técnico que dará origem à Medida Provisória para instituir a Companhia Docas de Itajaí, a nova empresa pública federal responsável pela gestão do Porto de Itajaí.

O texto elaborado pelo Grupo Técnico de Trabalho (GTT) coordenado pela Secretaria Nacional de Portos, será encaminhado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para formalização. A iniciativa atende determinação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e devolve ao porto autonomia administrativa e operacional, hoje sob a gestão da Autoridade Portuária de Santos.
Na avaliação do superintende do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos, “a criação da Companhia Docas de Itajaí representa um passo histórico para consolidar a autonomia do porto”.
Desde a retomada das operações em janeiro, o porto movimentou mais de 1,7 milhão de toneladas, crescimento superior a 1.500% em relação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando recuperação operacional, geração de emprego e receita. Com a nova companhia pública federal, a gestão própria permitirá sustentabilidade financeira por meio de receitas geradas pelas atividades portuárias (taxas, tarifas e serviços logísticos), possibilitando investimentos em infraestrutura, manutenção e modernização e maior agilidade nas decisões estratégicas. (Fonte: MPOR)
PORTO DE ITAJAÍ GANHARÁ AUTONOMIA E CAPACIDADE DE INVESTIMENTO COM CRIAÇÃO DA COMPANHIA DOCAS DE ITAJAÍ







Comentários