LEILÃO ABRE CAMINHO PARA EXPANSÃO OFFSHORE E ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS EM TERMINAL NO PORTO DO RJ
- gabrielaluisaconti
- 14 de out.
- 2 min de leitura
O terminal RDJ07, no Porto do Rio de Janeiro, foi oficialmente integrado ao segundo bloco de leilões portuários promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em colaboração com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Com uma área total de 56.832 m² e um arrendamento previsto para 25 anos, o terminal requer um investimento mínimo de R$ 99,4 milhões, conforme estipulado no edital do leilão que será conduzido pelo critério da maior outorga.

O RDJ07 se destaca como um ativo estratégico na ampliação da capacidade logística voltada para operações offshore, atendendo ao setor de exploração e produção de petróleo e gás. O edital do leilão prevê uma modernização abrangente da infraestrutura existente, incluindo a demolição de edificações obsoletas, a construção de um galpão com área mínima de 3.500 m², além da implantação de áreas administrativas e melhorias nas vias internas.
Entre as exigências do edital, estão a aquisição e instalação de equipamentos de grande porte, incluindo seis guindastes, dez empilhadeiras e vinte carretas, além de uma subestação elétrica e um novo sistema de combate a incêndios. Esses requisitos visam assegurar a conformidade com padrões técnicos e ambientais exigidos para a movimentação de cargas no setor offshore.
O pacote de leilões, do qual o RDJ07 faz parte, abrange áreas nacionais com investimentos estimados em mais de R$ 1 bilhão, em um esforço para reforçar a competitividade do sistema portuário brasileiro. Para o Porto do Rio, a modernização do RDJ07 pode resultar em uma redução significativa nos custos de transbordo, melhoria nos tempos de resposta para operações offshore e um aumento da atratividade em relação a concorrentes no Sudeste.
Para a Modal Consult, o leilão do terminal RDJ07 representa uma oportunidade promissora para operadores que possuam tanto a capacidade técnica quanto financeira para atender às demandas do mercado de longo prazo. Para o Porto do Rio de Janeiro, trata-se de um investimento em um terminal que tem o potencial de integrar as cadeias logísticas do setor de petróleo e gás, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura portuária nacional. (Fonte: MPor, ANTAQ)
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