INVESTIMENTOS DE R$ 96,7 BILHÕES IMPULSIONAM TRANSFORMAÇÃO DOS PORTOS BRASILEIROS ATÉ 2030
- gabrielaluisaconti
- 30 de set.
- 2 min de leitura
O setor portuário brasileiro entra em uma nova fase de expansão e modernização com um pacote de investimentos estimado em R$ 96,7 bilhões até 2030, que reúne aportes públicos e privados em dragagens, concessões, construção de terminais e obras de grande porte. O robusto montante sinaliza um esforço coordenado da equipe técnica do Ministério dos Portos e Aeroportos para elevar a capacidade logística do país e integrar melhor as cadeias produtivas nacionais e internacionais.
O modal aquaviário já responde por cerca de 26% do Produto Interno Bruto (PIB) quando considerados os fluxos logísticos conectados aos portos. Entre janeiro e julho de 2025, mais de 780 milhões de toneladas de carga atravessaram os terminais brasileiros, cifra que reforça a relevância estratégica dos investimentos anunciados. O cenário atual, apresenta a maior carteira de concessões da história do setor portuário, com participação decisiva do capital privado.

Expressiva parcela dos investimentos com foco regional está concentrado em Santa Catarina, na ordem de R$ 5,3 bilhões destinados a operações que vão da dragagem de canais a ampliações de terminais. Entre os projetos listados estão: a dragagem do canal da Babitonga, em Itapoá (R$ 300 milhões); o reforço do molhe de abrigo de Imbituba (R$ 87 milhões); o Terminal de Granéis de Santa Catarina (R$ 884,2 milhões); o Terminal Graneleiro da Babitonga (R$ 1,15 bilhão); o arrendamento para armazenagem de fertilizantes no Porto de Imbituba (R$ 30,1 milhões); e a concessão dos serviços do Porto de Itajaí (R$ 2,83 bilhões).
O pacote inclui também recursos para acessos rodoviários e infraestrutura de apoio, entre eles estão previstos, R$ 17 milhões para o Porto de Imbituba; R$ 12,6 milhões para São Francisco do Sul e R$ 14 milhões para obras viárias no Sul do estado. Esses investimentos miram reduzir gargalos logísticos, aumentar a segurança operacional e atrair novos fluxos de carga.
Abrangência nacional
No plano nacional, projetos de grande escala prometem transformar corredores de transporte. O Túnel Santos–Guarujá aparece como o principal investimento em infraestrutura de transportes, orçado em R$ 6,8 bilhões, com início das obras previsto para 2026 e concessão por 30 anos. Outra iniciativa relevante é a primeira concessão de dragagem do Canal de Acesso do Porto de Paranaguá (PR), que contabiliza R$ 1,23 bilhão em CAPEX e R$ 2,35 bilhões para operação e manutenção, incluindo dragagem, derrocamento, sinalização náutica e medidas de gestão ambiental.
Conforme dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o volume total de aportes já representa mais de 2,2% do PIB federal, reforçando o papel do modal aquaviário na eficiência logística do país e na competitividade das exportações. (Fonte: MPor)
INVESTIMENTOS DE R$ 96,7 BILHÕES IMPULSIONAM TRANSFORMAÇÃO DOS PORTOS BRASILEIROS ATÉ 2030







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