GOVERNO FEDERAL ANUNCIA OBRAS, DRAGAGENS E NOVA CONCESSÃO PARA ALAVANCAR EXPORTAÇÕES EM ITAJAÍ
- gabrielaluisaconti
- 1 de set.
- 2 min de leitura
O governo federal divulgou o plano para ampliar a capacidade do Porto de Itajaí (SC), prevendo intervenções físicas e regulatórias que permitam a atracação de navios de até 400 metros. Conforme noticiou o Ministério dos Portos e Aeroportos, o projeto contempla obras de dragagem e construção de docas, modernização de equipamentos e estudos técnicos para aprofundamento e alargamento do canal do Rio Itajaí‑Açu, com previsão de instruir a concessão portuária até dezembro de 2025. A iniciativa integra um pacote de investimentos destinados a fortalecer a infraestrutura logística e reduzir gargalos que afetam o escoamento de cargas, em especial de contêineres e produtos do agronegócio.

A autorização para receber embarcações de maior porte depende de padrões de segurança náutica, profundidade e sinalização do canal. Em março desse ano, a Autoridade Portuária registrou a retomada da profundidade considerada ideal no canal, com marcações homologadas que permitiram o retorno de atracações de grande calado, fruto de dragagens recentes que normalizaram trechos críticos. Esse avanço operacional foi apontado pelo próprio Ministério dos Portos e Aeroportos como condição prévia para a atração de linhas de maior porte e para a competitividade do terminal itajaiense frente a demais complexos portuários nacionais.
Na prática, a expansão visada tende a trazer ganhos logísticos e econômicos. Redução do custo por tonelada embarcada, maior frequência de escalas diretas de importadores e exportadores e possibilidade de integração com cadeias globais de transporte marítimo que utilizam navios do tipo post‑Panamax e superiores. Aspectos regulatórios e de governança também foram mencionados nas informações oficiais recentemente divulgadas. A viabilidade técnica e econômica do projeto será avaliada em estudos complementares, e a edição de novo regime de concessão, com regras claras para exploração dos berços e gestão das obras, está programada para o final de 2025.
Desenvolvimento Regional
Do ponto de vista regional, o avanço das obras pode reforçar o papel de Itajaí como um dos principais portos de contêineres do Brasil, com potencial de atrair maior movimentação de cargas e investimentos em terminais, armazenagem e transporte intermodal. Para que os benefícios se concretizem, especialistas destacam a necessidade de coordenação entre obras de dragagem, adequação de acessos terrestres e tramitação ambiental responsável, além de prazos factíveis para a execução das intervenções. (Fontes: MPOR, ANTAQ)
GOVERNO FEDERAL ANUNCIA OBRAS, DRAGAGENS E NOVA CONCESSÃO PARA ALAVANCAR EXPORTAÇÕES EM ITAJAÍ







Comentários