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EPR GARANTE CONCESSÃO DE RODOVIAS NO PARANÁ COM INVESTIMENTO DE R$ 18 BILHÕES E DESCONTO DE 21,3% NO PEDÁGIO

  • gabrielaluisaconti
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

A Empresa de Planejamento e Recursos (EPR) sagrou-se vencedora no leilão do Lote 4, realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes, ao oferecer um desconto de 21,3% na tarifa básica de pedágio. O evento, ocorreu na sede da B3 em São Paulo, e foi celebrado como um marco na nova rodada de concessões rodoviárias do Paraná, envolvendo mais de   600 quilômetros de estradas federais e estaduais.


O projeto, com contrato de 30 anos, prevê um investimento robusto de R$ 18 bilhões, distribuídos em obras de duplicação, manutenção e conservação, além de melhorias significativas na infraestrutura rodoviária. Entre as intervenções, destacam-se 231,96 quilômetros de duplicações, 87,11 km de faixas adicionais e a instalação de 74 passarelas, garantindo mais segurança e fluidez no trânsito.


Imgem Ilustrativa Estrada no Paraná
Imgem Ilustrativa Estrada no Paraná

Com a concessão, a EPR vai conectar importantes polos estratégicos, como Cornélio Procópio, Guaíra, Maringá e Nova Londrina, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial e melhorando o deslocamento diário de milhares de paranaenses. O diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, sublinhou a importância do resultado, ressaltando o papel do Paraná como protagonista no programa federal de concessões. Este avanço na infraestrutura rodoviária paranaense promete gerar milhares de empregos e fortalecer o desenvolvimento regional, consolidando o estado como um eixo vital para o transporte e a economia nacional.


Na visão da Modal Consult, os investimentos em infraestrutura rodoviária, como os promovidos pela ANTT e o governo do Estado do Paraná, são cruciais também para otimizar a logística e aumentar a competitividade do setor portuário. Estradas modernas e bem mantidas facilitam o escoamento eficiente de produtos agrícolas e industriais até os portos, reduzem custos, tempos de trânsito e riscos operacionais. Isso, por sua vez, potencializa a capacidade portuária de lidar com maiores volumes de carga, aprimorando a integração entre modais de transporte e fortalecendo a economia regional.  “A sinergia entre rodovias e portos é, portanto, um pilar estratégico para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do estado”, avalia Fernando Fialho, sócio fundador da Modal Consult e Modal  ESG. (Fonte:  ANTT e MT)


EPR GARANTE CONCESSÃO DE RODOVIAS NO PARANÁ COM INVESTIMENTO DE R$ 18 BILHÕES E DESCONTO DE 21,3% NO PEDÁGIO

 
 
 

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