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CONCESSÃO INÉDITA DE CANAL DE ACESSO AQUAVIÁRIO DO BRASIL PREVÊ INVESTIMENTOS DE R$ 1,2BI

  • gabrielaluisaconti
  • 29 de out.
  • 2 min de leitura

Leilão acirrado do acesso aos portos de Paranaguá e Antonina rende R$ 276 milhões à União e promete ampliar calado para 15,5m em cinco anos

 

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) concluiu na semana anterior o segundo bloco de leilões portuários de 2025 com a inédita concessão do canal de acesso aquaviário aos portos de Paranaguá e Antonina (PR). O contrato, com prazo de 25 anos, prevê R$ 1,2 bilhão em investimentos e implicará redução tarifária ofertada em leilão.

O consórcio Canal Galheta Dragagem (CCGD), formado por FTS Participações Societárias S.A., Deme Concessions NV e Deme Dredging NV, apresentou o lance vencedor em viva voz, com desconto máximo de 12,63% sobre a tarifa e outorga de R$ 276 milhões à União. Concorreram também Jan De Nul NV, DTA Engenharia Ltda e Chec Dredging Co. Ltd, com disputa acirrada nas fases finais.


Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

A licitação ocorreu em duas etapas. A primeira, referre-se a oferta de desconto tarifário (limite de 12,63%) para viabilizar economicamente a operação. Na sequência, a disputa pela maior outorga, cujo valor será revertido aos cofres públicos. Segundo o diretor‑geral da ANTAQ, Frederico Dias, o leilão é “um reflexo de um trabalho muito bem feito pelos órgãos do governo federal e estadual” e representa um marco para o setor portuário. “Acessos melhores significam operações mais eficientes no porto, menores custos logísticos, mais competitividade para os produtos brasileiros e a comida mais barata na mesa da população”, afirmou.


Obras previstas


O plano de concessão prevê, a partir do quinto ano, o aumento do calado do canal de 13,3 m para 15,5 m, permitindo atracação de embarcações de maior porte e ganhos de produtividade logística. Entre outras intervenções estão alargamento do canal, ampliação da bacia de evolução, aprofundamento da área de fundeio, dragagem e derrocagem, sinalização náutica, batimetria e programas de monitoramento ambiental.


A Modal Consult avalia que a concessão do canal de acesso a Paranaguá representa um passo estratégico com impacto macroeconômico e microeconômico relevante. A outorga de R$ 276 milhões combinada a R$ 1,2 bilhão em compromissos de CAPEX sinaliza forte apetite privado por ativos portuários essenciais, enquanto o desconto tarifário de 12,63% tende a reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade das exportações brasileiras, sobretudo em granéis, gerando maiores ganho de produtividade por tonelada movimentada.  (Fonte: ANTAQ, MPOR)


CONCESSÃO INÉDITA DE CANAL DE ACESSO AQUAVIÁRIO DO BRASIL PREVÊ INVESTIMENTOS DE R$ 1,2BI

 
 
 

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