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ANTAQ CONFIRMA AUMENTO DE 279 KM NA MALHA HIDROVIÁRIA ECONOMICAMENTE NAVEGÁVEL ENTRE 2022 E 2024

  • gabrielaluisaconti
  • 15 de out.
  • 2 min de leitura

A extensão das Vias Aquaviárias Interiores Economicamente Navegáveis (VEN) do Brasil avançou de 20,1 mil km em 2022 para 20,4 mil km em 2024, um acréscimo de 279 km (1,39%), segundo dados aprovados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em sua últimarReunião ordinária de diretoria colegiada. O levantamento bienal, que atualiza a matriz origem/destino de cargas e passageiros com informações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), destaca implicações logísticas e estratégicas além do crescimento numérico.


 Hidrovia Tietê-Paraná 
 Hidrovia Tietê-Paraná 

A atualização faz com que a malha atualmente economicamente navegável represente quase 49% da extensão prevista no Plano Nacional de Viação (PNV). Para a ANTAQ, a expansão, ainda que discreta em termos absolutos, reforça o potencial do modal para integração territorial e conexões transfronteiriças na América do Sul, um ponto ressaltado pelo diretor que relatou o processo na reunião.


Regionalmente, o maior incremento proporcional ocorreu na Região Norte, com alta de 3,56% na malha navegável, o que sublinha a relevância das hidrovias em áreas com baixa densidade rodoviária. Esse movimento sinaliza oportunidades para investimentos em terminais fluviais, armazenagem e soluções multimodais voltadas a cargas de grande volume, como grãos e minérios, além de demandar alinhamento regulatório para projetos transfronteiriços.


Na avaliação da Modal Consult, as vantagens ambientais e econômicas do modal de menor intensidade de emissões por tonelada-quilômetro em relação ao modal rodoviário e, em alguns perfis operacionais, competitivo frente à ferrovia, só se concretizam na prática com investimentos regulares em dragagem, balizamento, modernização de terminais e sistemas de gestão. A previsibilidade dessas operações é apontada como condição essencial para reduzir riscos operacionais e atrair capital privado por meio de concessões e parcerias público-privadas.


O acréscimo de 279 km entre 2022 e 2024 confirma uma tendência de expansão gradual das hidrovias brasileiras. Segundo a Modal Consult, a avaliação é que o desafio agora é transformar esse ganho de extensão em capacidade logística previsível e eficiente, via obras, manutenção, terminais e modelos de financiamento que atraiam investimentos sem transferir riscos sistêmicos aos operadores.


ANTAQ CONFIRMA AUMENTO DE 279 KM NA MALHA HIDROVIÁRIA ECONOMICAMENTE NAVEGÁVEL ENTRE 2022 E 2024

 
 
 

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