top of page

SUAPE INAUGURA 1º TERMINAL 100% ELÉTRICO DA AMÉRICA LATINA

  • 15false48 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
  • 2 min de leitura

Com investimento de R$ 2 bilhões da APM Terminals, novo empreendimento amplia capacidade de movimentação em 55% e consolida Pernambuco como hub logístico sustentável.

 

O Complexo Industrial Portuário de Suape/PE alcançou um marco histórico para a infraestrutura de transportes do continente com a inauguração do primeiro terminal de contêineres 100% eletrificado da América Latina. Fruto de um investimento privado superior a R$ 2 bilhões realizado pela APM Terminals, o empreendimento expande a capacidade de movimentação de carga conteinerizada do porto em 55%, posicionando a região Nordeste de forma altamente competitiva nas rotas de comércio global.


A solenidade de entrega contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. A inauguração do ativo marca um salto quantitativo de capacidade, além de uma transição qualitativa rumo à descarbonização portuária. O projeto incorpora equipamentos de última geração operados remotamente e soluções de automação desenhadas para mitigar emissões de carbono, alinhando a eficiência operacional às metas globais de ESG.


Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

Instalado em uma área de aproximadamente 495 mil m², o novo terminal foi projetado para movimentar inicialmente até 400 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. A estrutura conta com um cais de 430 metros de extensão e calado de até 15,5 metros de profundidade, dimensões técnicas que habilitam o porto a receber os navios de grande porte (New Panamax) que operam nas principais linhas de navegação transoceânicas entre a América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.


O grande diferencial tecnológico reside na eletrificação total de suas operações de pátio e cais. Somente na aquisição de equipamentos elétricos de ponta e sistemas de automação foram aportados R$ 235 milhões. A substituição do diesel pela eletricidade em guindastes pórticos (STSs e RTGs) reduz drasticamente a pegada de carbono local e estabelece um novo paradigma de sustentabilidade para o setor portuário nacional, historicamente dependente de combustíveis fósseis para a movimentação interna de cargas.


Para além do ganho logístico imediato, o empreendimento apresenta um efeito multiplicador robusto na economia regional e nacional. De acordo com um estudo de impacto econômico elaborado pela A&M Infra, Navarro Prado Advogados e a APM Terminals, a operação do novo terminal tem o potencial de injetar até R$ 4,9 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do país e gerar um incremento de R$ 4,8 bilhões em exportações.


A inauguração deste terminal coloca Pernambuco na vanguarda da transição energética portuária na América Latina. O próximo passo do complexo de Suape reside na integração multimodal. (Fonte:  Porto de Suape)


SUAPE INAUGURA TERMINAL ELÉTRICO

 
 
 

Comentários


Logo Modal Consult Negativo

Somos uma empresa nacional de consultoria estratégica, assessoria técnica e regulatória e de projetos econômicos com foco nos segmentos ferroviário, portuário, aquaviário e de transporte marítimo.

MODAL CONSULT | Todos os direitos reservados. 2021

11 2787.6318

  • Instagram
  • Twitter - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
bottom of page