SUAPE INAUGURA 1º TERMINAL 100% ELÉTRICO DA AMÉRICA LATINA
- 15false48 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)
- 2 min de leitura
Com investimento de R$ 2 bilhões da APM Terminals, novo empreendimento amplia capacidade de movimentação em 55% e consolida Pernambuco como hub logístico sustentável.
O Complexo Industrial Portuário de Suape/PE alcançou um marco histórico para a infraestrutura de transportes do continente com a inauguração do primeiro terminal de contêineres 100% eletrificado da América Latina. Fruto de um investimento privado superior a R$ 2 bilhões realizado pela APM Terminals, o empreendimento expande a capacidade de movimentação de carga conteinerizada do porto em 55%, posicionando a região Nordeste de forma altamente competitiva nas rotas de comércio global.
A solenidade de entrega contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, do ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. A inauguração do ativo marca um salto quantitativo de capacidade, além de uma transição qualitativa rumo à descarbonização portuária. O projeto incorpora equipamentos de última geração operados remotamente e soluções de automação desenhadas para mitigar emissões de carbono, alinhando a eficiência operacional às metas globais de ESG.

Instalado em uma área de aproximadamente 495 mil m², o novo terminal foi projetado para movimentar inicialmente até 400 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. A estrutura conta com um cais de 430 metros de extensão e calado de até 15,5 metros de profundidade, dimensões técnicas que habilitam o porto a receber os navios de grande porte (New Panamax) que operam nas principais linhas de navegação transoceânicas entre a América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.
O grande diferencial tecnológico reside na eletrificação total de suas operações de pátio e cais. Somente na aquisição de equipamentos elétricos de ponta e sistemas de automação foram aportados R$ 235 milhões. A substituição do diesel pela eletricidade em guindastes pórticos (STSs e RTGs) reduz drasticamente a pegada de carbono local e estabelece um novo paradigma de sustentabilidade para o setor portuário nacional, historicamente dependente de combustíveis fósseis para a movimentação interna de cargas.
Para além do ganho logístico imediato, o empreendimento apresenta um efeito multiplicador robusto na economia regional e nacional. De acordo com um estudo de impacto econômico elaborado pela A&M Infra, Navarro Prado Advogados e a APM Terminals, a operação do novo terminal tem o potencial de injetar até R$ 4,9 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) do país e gerar um incremento de R$ 4,8 bilhões em exportações.
A inauguração deste terminal coloca Pernambuco na vanguarda da transição energética portuária na América Latina. O próximo passo do complexo de Suape reside na integração multimodal. (Fonte: Porto de Suape)
SUAPE INAUGURA TERMINAL ELÉTRICO




Comentários